A carreira profissional a partir do zero trabalho autônomo, clt, liberal.

 





O que é o trabalho autônomo?

Trabalho autônomo é toda atividade exercida por profissionais de forma autônoma, ou liberal, prestando serviços para empresas ou pessoas por um tempo específico, sem vinculo empregatício . Eles são favorecidos por questões tributárias e pela facilidade de conseguir trabalhos no mercado digital.

O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa...



nômade digital 



Ainda que se considere que a prestação de serviços de profissionais autônomos seja eventual, ela pode tornar-se habitual conforme a maneira como ele exerce sua atividade, este profissional pode ser contratado como prestador de serviços....

veja algumas vantagens nesta forma de trabalho:

1.Liberdade de organização e execução do próprio trabalho, podendo contar com a ajuda de auxiliares e mesmo substitutos;


2. Liberdade de disposição do resultado do próprio trabalho, ou seja, ele não aliena a sua atividade, mas pode alienar o resultado dela dependendo do que foi combinado entre as partes;

·         Isso é diferente do que acontece com o profissional subordinado, (regime de CLT. carteira registrada) que aliena a força de trabalho, sem assumir os riscos, mas se pondo sob o poder da direção empresarial, principalmente no que se refere à disciplina.

·         Autonomia do prestador da obra no duplo sentido, ou seja, seu trabalho é resultado da manifestação de uma determinada habilidade.

·         Além disso, ele assume e sofre os riscos daquilo que faz.

·         Para todos os efeitos, o profissional autônomo não está comprometido com um dever de obediência, não recebendo ordens da pessoa que se beneficia com seu trabalho (ela somente orienta como esse trabalho deve ser feito).

Quais características é necessário ter para ser um prestador de serviços autônomo?



Para você que é PJ (empresário) ou autônomo, essas habilidades precisam ser construídas em si mesmo para que o relacionamento com clientes, parceiros e equipe (caso tenha – mesmo que em pequena quantidade de ajudantes) seja eficaz e assertivo como um diferencial de negócio.

1. Vontade de ajudar

O instinto de resolver problemas e causar impactos positivos é uma característica/habilidade que proporciona diversos benefícios. A prontidão e a disposição estão, literalmente, ligadas à essa competência, além de favorecer a empresa oferecendo um apoio completo, essa atenção em se relacionar faz com que o cliente se sinta atendido e valorizado. 

2. Empatia

Treinar a empatia por meio da repetição de frases que fazem com que a pessoa com quem você estiver falando se sinta compreendida, como: “existe algo que eu possa fazer para te ajudar?” são passos essenciais para essa soft skill.   (atendimento de qualidade)

Apesar disso, essas estruturas só conseguem cumprir seus propósitos quando são usadas de forma bastante natural e espontânea, ou seja, de maneira que não fiquem engessadas no discurso, que o atendimento precisa ser empático por obrigação. Mas, mesmo assim, a empatia é muito mais do que frases de efeito: é o desejo de realmente entender de onde vem o problema do cliente e o que eles precisam... Aprender sobre o (nicho) de trabalho e estudar um pouco sobre seus desafios é uma boa forma de se conectar, de fato, ao cliente  e, então, ajudá-lo quando precisar.

3. Comunicação 

Escutar atenciosamente, explicar com clareza algum tópico e tratar as pessoas com cuidado são fundamentais para que uma empresa se mantenha em pé. Saber articular bem uma conversa, ter boa dicção, e um bom tom de voz são características dessa habilidade. 

É necessário prestar um bom suporte com um tom de voz adequado, com uma gramática correta, sempre com clareza e coerência no discurso. evitando gírias e vulgaridades.

4. Inteligência emocional

Na empatia, se tem sensibilidade com as emoções do outro; na inteligência emocional, se tem conhecimento sobre os seus próprios sentimentos. Ler os sinais que o cliente está dando e compreender que, às vezes, o problema pode ser mais profundo é uma habilidade que está bastante em alta quando se fala de soft skills. Além disso, com ela, é possível que todas as outras competências socioemocionais consigam atingir sua capacidade total. Saber lidar e balizar a racionalidade e a emoção nas situações do dia a dia é essencial para ter bons relacionamentos. 



5. Resolução de problemas 

Os melhores solucionadores de problemas são aqueles que se antecipam ao ver que algo pode vir a acontecer e que têm autoconfiança suficiente para descobrir uma solução. Portanto, na resolução de problemas, a atitude de proatividade é muito eficaz. Não é preciso saber a resposta para tudo, mas é positivo ter vontade de resolver e, assim, chegar a uma conclusão.

6. Gerenciamento de stress

Lidar com pessoas e clientes diariamente profissionalmente, mesmo que eles sejam legais e cordiais, é estressante por natureza, afinal, mesmo sendo comunicativo e extrovertido, é normal o estresse chegar no final do dia e estar sem muita energia. A habilidade de gerenciar esse stress e não descontar nos outros é importantíssima para qualquer negócio.

7. Criatividade

A criatividade é uma arma extremamente poderosa para lidar com situações novas e imprevistos. O profissional que a detém geralmente encontra soluções com mais rapidez e eficiência, abrindo seus próprios caminhos e criando uma rotina de trabalho personalizada.

8. Gerenciamento do tempo

A administração do tempo é um fator vital para o bem-estar nos âmbitos pessoal e profissional. Diante de um cotidiano cada vez mais agitado e do acúmulo de obrigações e atividades, as pessoas frequentemente se veem sobrecarregadas e estressadas, sem saber o que fazer para dar conta de tantos compromissos.

Nesse cenário, indivíduos capazes de gerir melhor o próprio tempo e organizar os afazeres a partir de prioridades levam enorme vantagem sobre os demais, já que costumam render mais no trabalho e ainda possuem uma melhor qualidade de vida.

 

Qual a diferença entre profissional autônomo, profissional liberal e MEI?

na proxima pagina vamos continuar 



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